Fátima Teles, (Penedono, Portugal, 1982) Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, trabalha como Artista Plástica.

O seu trabalho tem por base o retângulo de ouro e procura, através de uma lógica predeterminada onde cada medida depende da que lhe deu origem, criar espaços visuais e estéticos. A evolução natural do seu trabalho, desenvolveu-se concebendo a ideia abstracta de tempo e infinito, representando o tempo numa forma geométrica circular e o infinito através de espirais e de sobreposições de figuras geométricas. O resultado são pinturas que tentam reproduzir o espaço enquanto elemento infinito, com jogos de profundidade, ilusão óptica e sobreposição de camadas.

Encontra em Mário Merz, Piet Mondrian, Kasimir Malevich e Nadir Afonso, como muitos outros, o fio condutor para o desenvolvimento e inspiração das suas criações.

 

Fatima Teles, (Penedono 1982) with a degree in Fine Arts – Painting from the Escola Superior de Tecnologia (Superior School of Technology) in Tomar.

PRÉMIOS / AWARDS

Prémio Animar’Arte Produção Artística – Pintura 2019

– 1º Prémio de Pintura Abel Manta 2019

– 1º Prémio de Pintura, XII Bienal de Pintura do Eixo Atlântico 2017

– Menção honrosa, XI Bienal de Pintura do Eixo Atlântico 2015

– Bolsa de exposição itinerante, Biennale Jeune Création Européenne 2015

– 1º Prémio de Escultura, X Edição do Concurso de Artes Plásticas da Fundação INATEL 2014